Quem Somos

A PetroReconcavo é uma operadora independente de petróleo e gás e uma das líderes em sua área de atuação no Brasil. Com uma trajetória de 22 anos, somos especializados na operação, desenvolvimento e revitalização de campos maduros em bacias terrestres de óleo e gás (onshore), sendo uma das primeiras a operar no Brasil após a quebra do monopólio estatal e promulgação da Lei do Petróleo em 1997;

Com um histórico sem precedentes neste segmento da indústria no País, fomos precursores na aquisição de campos de petróleo onshore oriundos do programa de desinvestimentos da Petrobras.

Atualmente, temos um total de 59 concessões e 1 bloco exploratório, destas a Companhia opera 32 campos na Bacia Potiguar e 26 campos na Bacia do Recôncavo.

De forma pioneira, adquirimos em 2019 o primeiro e maior polo de produção onshore inserido na primeira etapa do programa de desinvestimentos da Petrobras, denominado Polo Riacho da Forquilha – com 33 concessões, na Bacia Potiguar. Já nos primeiros 12 meses de operação, fomos capazes de um incremento de produção de óleo de 38,4% nos campos operados.

Assumimos a operação do Polo Miranga, passando em dezembro de 2021 a ser concessionária e operadora de mais nove campos terrestres: Apraius, Biriba, Fazenda Onça, Jacuipe, Miranga, Miranga Norte, Rio Pipiri, Riacho de São Pedro e Sussuarana; e nos tornamos a única concessionária e operadora dos 12 campos do Polo Remanso, contemplando Brejinho, Canabrava, Cassarongongo, Fazenda Belém, Gomo, Mata de São João, Norte Fazenda Caruaçu, Remanso, Rio dos Ovos, Rio Subaúma, São Pedro e Sesmaria. Estes 2 Polos, juntamente com as cinco concessões do Polo BTREC (Lagoa do Paulo, Lagoa do Paulo Sul, Lagoa do Paulo Norte, Juriti, Acará-Burizinho), compõem o Ativo Bahia localizado na Bacia do Recôncavo.

Além disso, a Companhia assinou contrato de fornecimento de gás natural a partir de 2022 para as distribuidoras Potigás, PBGás e BahiaGás.

Nosso modelo de negócios e operacional

O modelo de negócios da Companhia baseia-se na compra (ou na prestação de serviços de operação) de concessões de campos onshore maduros, onde operamos de forma eficiente, além de revitalizarmos e estendermos nossas reservas, durante décadas. Acreditamos que o modelo de negócios verticalizado é uma vantagem competitiva sustentável no mercado. A operação de sondas de perfuração e workover com equipamentos e equipes próprios tem nos permitido obter ganhos de produtividade, redução de custos significativos, e mais segurança ao time de operações.

Temos como principal pilar estratégico, o desenvolvimento de novas reservas provadas de campos em produção, com baixo custo operacional e otimização do fator de recuperação. Em geral, buscamos ser 100% operadora dos nossos campos, garantindo a replicação deste modelo, de forma ágil e eficiente.

Ao longo de nossa trajetória temos demonstrado a capacidade de incrementar a produção e reservas de forma consistente e escalável.

Adicionalmente, apresentamos forte geração de fluxo de caixa nos ativos operados pela Companhia, mesmo durante ciclos de baixa dos preços de petróleo e gás natural, o que acreditamos demonstrar o sucesso de nosso modelo operacional.

A segurança, robustez, resiliência, e escalabilidade do nosso modelo de negócio é resultado de inúmeros fatores, como a capacidade, experiência e comprometimento do time executivo, técnico e gerencial; além dos processos e sistemas desenvolvidos e aprimorados ao longo dos anos, como a estratégia de verticalização de serviços de campo, a disciplina financeira e a alocação de capital, com o objetivo de geração de valor para a sociedade e os nossos acionistas.

Acreditamos que este conjunto de capacidades nos torna uma das plataformas mais completas para capturar as recentes oportunidades provenientes da liberalização do mercado de óleo e gás no Brasil e do programa de desinvestimentos da Petrobras.

Para mais informações sobre a PetroReconcavo, acesse www.petroreconcavo.com.br/.