Perguntas Frequentes

Contato

De que forma posso entrar em contato com a Área de Relação com Investidores da PetroReconcavo?

Você pode contatar nossa área de relação com investidores pelo nosso site, na seção Fale com RI, ou também pelos nossos canais:

E-mail: ri@petroreconcavo.com.br

Telefone: +55 (71) 3635-0282

Quais as redes sociais oficiais da companhia?

A PetroReconcavo possui as seguintes mídias sociais:

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/petroreconcavo/mycompany/

Twitter: https://twitter.com/PetroRec_

Sou acionista da PetroReconcavo, como tenho acesso à meu informe de rendimentos?

As ações da PetroReconcavo são escrituradas pelo Banco Itaú S.A. que tem como uma de suas atribuições emitir e disponibilizar os informes anuais para fins de declaração de imposto de renda aos acionistas da Companhia.

Os informes de rendimento são encaminhados via correio para os acionistas que estiverem com seu endereço atualizado no cadastro de sua corretora.

Você também encontra online, a consulta pode ser feita com segurança pelo site http://www.itaucorretora.com.br/

Basta selecionar a aba não correntista > Quero me cadastrar e seguir os passos. O processo é simples e totalmente online.

Os acionistas que possuem conta corrente no Itaú podem consultar suas ações de forma fácil e rápida.

Basta acessar sua conta e seguir o seguinte caminho: Home > Investimentos > Meus investimentos > Ações cadastradas pelo Itaú.

Lembrando que essas informações estarão disponíveis a partir do dia 28/02/2022.

Governança

Em que segmento da bolsa a PetroReconcavo está listada e quantas ações a companhia possui?

A empresa está listada no segmento Novo Mercado que representa o mais alto índice de governança corporativa.

A quantidade de ações você encontra em nosso formulário de referência disponível para download na sessão Documentos CMV ou no próprio site de RI na sessão estrutura acionária através do link abaixo:

Estrutura Acionária

Qual MarketCap da PetroReconcavo?

Market Cap ou capitalização de mercado é uma estimativa do valor de mercado de uma empresa de acordo com a fórmula:

n° total de ações x valor da ação.

Você pode confirmar o valor do Market Cap da Companhia consultando o número de ações através do link abaixo:

Estrutura Acionaria

E a cotação se encontra na Home do site de RI.

Como está organizada a estrutura societária da PetroReconcavo?

Você encontra essa informação em nosso formulário de referência, disponível para download na sessão Documentos CMV, ou no próprio site de RI na sessão “Governança Corporativa”, Estrutura Societária .

Operações

Quais são as concessões da Petroreconcavo?

A Companhia tem 60 Concessões, sendo 58 operadas, uma operada por Parceiro e um bloco exploratório.

O Ativo Potiguar é composto por 34 Concessões, sendo 32 operadas, 1 concessão em parceria e 1 bloco exploratório. São elas: Acauã, Asa Branca, Baixa do Algodão, Boa Esperança, Baixa do Juazeiro, Brejinho, Cachoeirinha, Cardeal, Fazenda Curral, Fazenda Junco, Fazenda Malaquias, Jaçanã, Janduí, Juazeiro, Lorena, Leste de Poço Xavier, Livramento, Maçarico, Pardal, Patativa, Pajeú, Paturi, Poço Xavier, Riacho da Forquilha, Rio Mossoró, Sabiá, Sabiá Bico de Osso, Sabiá da Mata, Sibite, Três Marias, Trinca Ferro, Upanema, Varginha e o Bloco Exploratório POT-T-794.

Já no Ativo Bahia são 26 Concessões operadas, sendo 12 Concessões no Polo Remanso, 5 Concessões no Polo BTREC e 9 no Polo Miranga.

As Concessões do Polo Remanso são: Brejinho, Canabrava, Cassarongongo, Fazenda Belém, Gomo, Mata de São João, Norte Fazenda Caruaçu, Remanso, Rio dos Ovos, Rio Subauma, São Pedro, Sesmaria, Lagoa do Paulo, Lagoa do Paulo Sul, Lagoa do Paulo Norte, Juriti, Acará-Burizinho.

Em Miranga, são 9 concessões: Apraius, Biriba, Fazenda Onça, Jacuipe, Miranga, Miranga Norte, Rio Pipiri, Riacho de São Pedro e Sussuarana.

Qual estratégia da PetroReconcavo para desenvolvimento de sua produção?

A PetroReconcavo é uma operadora independente de petróleo e gás e uma das líderes na sua área de atuação no Brasil. Com uma trajetória de mais de vinte anos, somos especializados na operação, desenvolvimento e revitalização de campos maduros em bacias terrestres (onshore) de óleo e gás.

Nosso modelo de negócios baseia-se na compra de concessões de campos onshore maduros, onde operamos de forma eficiente, estendendo o ciclo de vida de suas reservas. Acreditamos que nosso modelo de negócios verticalizado nos permite uma diferenciação, tendo como pilares: a segurança das operações, a qualidade e o baixo custo operacional.

A PetroReconcavo opera apenas campos maduros?

Apesar do foco da companhia ser a revitalização e a operação de campos maduros, a companhia também opera campos que não se enquadram na classificação de campos maduros conforme Resolução nº 749/2018 da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Além disso, a companhia detém a concessão de um bloco exploratório POT-T-794, localizado na Bacia Potiguar.

Quais são os volumes produzidos pela PetroReconcavo?

A Companhia divulga mensalmente um boletim de produção que pode ser consultados na sessão de “Comunicado ao Mercado”, disponíveis no link abaixo:

Comunicados ao Mercado

Finanças

Quais são os custos de produção da PetroReconcavo?

Os dados de custo e produção de nossas operações se encontram em nosso último Release de Resultados, disponível no link abaixo:

Central de Resultados

A PetroReconcavo fornece Guidance?

Atualmente nós não oferecemos Guidance.

No entanto, a companhia passa anualmente por um processo de certificação de reservas auditadas por um certificador independente. O documento se encontra no link abaixo:

Certificação de Reservas

A Companhia pretende distribuir dividendos?

O Estatuto Social da Companhia, em seu artigo 27 prevê que:

“ARTIGO 27 – Do resultado do exercício, serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para os tributos incidentes sobre o lucro. Parágrafo Primeiro – Juntamente com as demonstrações financeiras do exercício, a Administração submeterá à apreciação e à aprovação da Assembleia Geral proposta sobre a destinação do lucro líquido do exercício que remanescer após as seguintes deduções ou acréscimos, realizados decrescentemente e nessa ordem:

(a) 5% (cinco por cento) para a formação da Reserva Legal, que não excederá 20% (vinte por cento) do capital social. A constituição da Reserva Legal poderá ser dispensada no exercício em que o saldo da mesma, acrescido do montante das reservas de capital, exceder 30% (trinta por cento) do Capital Social;

(b) montante destinado à formação de Reservas para Contingências e reversão das formadas em exercícios anteriores;

(c) Lucros a Realizar e Reversão dos Lucros anteriormente registrados nessa reserva que tenham sido realizados no exercício;

(d) 25% (vinte e cinco por cento) para pagamento aos acionistas do dividendo obrigatório; e

(e) a parcela remanescente do lucro líquido ajustado, após o pagamento do dividendo obrigatório, será destinada à Reserva para Investimento e Expansão, limitada ao montante equivalente a 100% (cem por cento) do capital social, que tem por finalidade (i) assegurar recursos para investimentos em bens do ativo permanente, sem prejuízo de retenção de lucros nos termos do Artigo 196 da Lei das Sociedades por Ações; (ii) reforço de capital de giro; podendo, ainda, ser utilizada (iii) em operações de resgate, reembolso ou aquisição de ações da Companhia.”

A Companhia possui Hedge da sua produção?

Em 25 de abril de 2019, a controlada da Companhia Potiguar E&P, assinou contrato de financiamento para pagamento de parte do valor decorrente da aquisição de um conjunto de 34 campos do Polo Riacho da Forquilha. No intuito de proteger resultados futuros e gerenciar os riscos, utilizou operações de “hedge” de fluxo de caixa, fixando os preços futuros do petróleo tipo “brent”, salvaguardando-se de variações do mercado.

A Companhia deveria manter hedgeada parte da sua produção líquida projetada (1P) do Ativo Potiguar pelos próximos 36 meses com base no seu Relatório de Reservas, nas seguintes proporções:

  • 80% da produção (1P) ou 90% da produção (PDP), o menor número entre as duas opções, para os primeiros 12 meses;
  • 60% da produção (1P) do 13º ao 24º mês
  • 40% da produção (1P) do 25º ao 36º mês.

Informações atualizadas a respeito dos volumes em Hedge contratados, se encontram em nosso Release de Resultados trimestral, no link abaixo:

Central de Resultados – PetroReconcavo RI

Certificação de Reservas

O que é o processo de certificação de reservas e qual o volume de reservas certificadas da PetroReconcavo?

Certificação de Reserva é um processo conduzido por certificadores independentes, no qual são estimadas quantidades de petróleo que se prevê serem comercialmente recuperáveis de acumulações conhecidas, pela aplicação de projetos de desenvolvimento, a partir de uma determinada data em condições definidas.

Você pode encontrar o volume de reservas certificadas da companhia através do link abaixo:

Certificação de Reservas

Contratos & Clientes

Quem são os clientes da PetroReconcavo?

A produção de petróleo é comercializada com a Petróleo Brasileiro – Petrobras em contratos para o volume produzido em cada polo com prazo de encerramento que vão de agosto de 2023 a dezembro de 2025.

Para mais informações a respeito dos contratos negociados com a Petrobras acesse nosso Formulário de Referência.

A PetroReconcavo possui contratos de compra e venda para suprimento de gás natural com as seguintes companhias:

  • Companhia de Gás da Bahia – BahiaGás
  • Companhia Paraibana de Gás – PBGÁS
  • Companhia Potiguar de Gás – Potigás
  • Ultragaz Participações – Ultragaz
Quais as modalidades dos contratos de fornecimento de gás da PetroReconcavo para as distribuidoras estaduais de gás canalizado?

Atualmente todos os contratos (PBgás, Potigás e Bahiagás) são firmados na modalidade firme inflexível.

Isso representa a obrigatoriedade de fornecermos pelo menos a quantidade estabelecida pelo contrato, sem reduzirmos ou interrompermos ao longo do tempo de vigência de contrato.