Responsabilidade Social

Sustentabilidade

A Companhia reforça o seu compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável, assegurando a condução íntegra, ética, transparente e responsável de seus negócios, identificando e mitigando riscos, aprimorando a gestão de processos e competências em todos os níveis, incluindo o controle operacional e atendimento a emergências e no foco na prevenção da poluição e de incidentes. A Companhia está comprometida com o desenvolvimento sustentável local, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais para todas as partes interessadas nas regiões em que atua.

Projeto Social Ciranda Viva

Nossa atuação social é focada na infância e juventude, com ações em arte, educação, esportes e música. A Companhia iniciou, em 2014, em parceria com a AVSI Brasil, o CIRANDA VIVA RECÔNCAVO, um projeto social que atua junto às comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho, localizadas no município de Catu-BA, com o objetivo de auxiliar as comunidades a se desenvolverem de forma sustentável, resgatando e valorizando sua cultura e identidade.

No CIRANDA EDUCATIVA, promovemos os valores da educação ambiental e segurança alimentar de crianças de 4 a 6 anos, que participam de atividades de cultivo de horta, oficinas de leitura e também de mutirões para avaliação nutricional, envolvendo pais e responsáveis.

O CIRANDA ESPORTIVA incentiva a prática de esportes como ferramenta para o desenvolvimento. Crianças e adolescentes participam de aulas de futsal, handebol, voleibol e basquete, além de brincadeiras e jogos colaborativos. O projeto, que foi iniciado em 2017 e conta também com o apoio da Ferbasa, beneficia atualmente cerca de 100 jovens entre 7 e 17 anos, alunos de escolas públicas da região.

 

Programa Socioambiental Viva Sabiá

Em 2021, ampliamos nossas ações sociais em mais uma parceria com a AVSI Brasil, implantando o Programa socioambiental Viva Sabiá em quatro comunidades no entorno das operações da Companhia no Ativo Potiguar, no Rio Grande do Norte.

O programa, que busca promover o desenvolvimento sustentável, educação ambiental e fomentar o empreendedorismo, tem a previsão de beneficiar mais de 500 pessoas nas regiões de Monte Alegre 1, Monte Alegre 2, Olho D’água da Onça, Lages e Livramento.

Algumas das ações já aplicadas são:

– A instalação de um sistema de desinfecção de água, o Aqualuz, tornando-a potável para consumo a 39 famílias e uma escola, tendo seu escopo ampliado ao longo de 2022;

– Promoção de oficinas de educação socioambiental sobre uso e consumo de água;

– Estudos sobre a importância do acesso à água potável.

O programa contará ainda com projetos de voluntariado corporativo para reforma das caixas d’águas das comunidades ao longo do ano. Queremos envolver nossos colaboradores no objetivo de continuar contribuindo para a evolução social no nordeste brasileiro, mantendo um olhar sensível para as comunidades e abrindo espaço para um futuro digno a todos.